* “PÁGINAS DE AVENTURA” NO CENTRO CULTURAL WÜRTH

Texto por Elaine Oliveira. Fotos por Fabrícia Vivas e Equipe CIAVIP.

Cultura. Informação. Entretenimento.

Um espetáculo teatral infantil é capaz de fornecer tudo isso e muito mais não só para as crianças, mas para os adultos também.

2013_10_30_PA_Wurth9

Através de curiosos personagens e de cenas semelhantes às do cotidiano do público-alvo, é feita a conexão entre esse público e a mensagem que o espetáculo em questão se propõe a passar.

Assim como em “Páginas de Aventura” da CIAVIP Cultural, onde a menina se comporta de forma errada, vai mal na escola e não se importa em conservar os livros, pois não sente interesse algum em lê-los. Sua mãe a deixa de castigo e, revoltada, a menina arremessa um livro contra a parede.

2013_10_30_PA_Wurth7Até aqui já houve a identificação entre personagem e público-alvo. O que vem a seguir é um acontecimento lúdico e que prende a atenção de todos que se perguntam: “E agora? O que vai acontecer nesta história?”

Ao arremessar o livro contra a parede, a menina se assusta, pois, de dentro dele cai um personagem que irá fazê-la entender a importância de estudar e de fazer as coisas certas.

Esse sábio personagem desperta na menina o gosto pela leitura através de um simples gesto: ele decide ler um livro para ela e, juntos, os dois vão parar no meio de uma incrível história de aventura.

2013_10_30_PA_Wurth2Mais um momento mágico que prende a atenção de todo o público: os dois acabam caindo na história de uma índia que vive a proteger a última árvore centenária que restou em uma floresta desmatada. E tanto a menina quanto o público se encantam pelo fato da árvore falar e mexer a boca e os olhos.

A parte cômica do espetáculo fica a cargo de dois personagens que querem destruir a árvore: um madeireiro explorador e seu ajudante atrapalhado. Apesar da leveza e da comicidade destes personagens, o público entende que eles são maus e torcem para que eles não consigam derrubar a pobre árvore.

2013_10_30_PA_Wurth6A menina começa a entender que a natureza precisa ser salva e, junto com seu novo amigo, consegue fazer com que o madeireiro e seu ajudante desistam de destruir a floresta.

Não foi sonho. Não foi somente imaginação. A menina conseguiu viver a história através do interesse adquirido pela leitura e pela vontade de preservar a natureza.

O espetáculo encanta tanto pelo belíssimo enredo, como pelos efeitos, pelas músicas e pelo cenário rico em detalhes, principalmente por causa da árvore muito bem confeccionada com materiais reaproveitáveis.

2013_10_30_PA_WurthAo final do espetáculo, sementes de Girassol são distribuídas para todo público. Ou, como em alguns casos, é feita uma Oficina de Plantio onde as crianças recebem o material para plantar as sementes ali mesmo, na hora.

O material consiste em: sementinhas de Girassol, potinho (que pode ser um copinho descartável ou o fundo de uma garrafinha PET), algodão, musgo e alpiste. Os personagens do espetáculo auxiliam as crianças e aproveitam para bater um papo, abraçar e tirar fotos com elas.

Um trabalho valioso, incrível, memorável e que precisa de um reconhecimento maior, afinal aborda um tema extremamente importante nos dias de hoje: a Sustentabilidade. Além disso, o espetáculo fala também do valor da leitura e do cuidado com os livros, ou seja, mais um tema de grande importância para a educação brasileira.

2013_10_30_PA_Wurth12

____

Na quarta-feira, dia 30 de Outubro de 2013, o espetáculo “Páginas de Aventura” foi apresentado no Centro Cultural Würth, em Cotia. Foram duas sessões, sendo uma de manhã e outra à tarde e, após cada uma, foi feita a Oficina de Plantio.

É muito bom quando as crianças e os adultos recebem uma recordação após assistirem ao espetáculo. E não se trata apenas de algo que vai ficar de enfeite na prateleira ou que será guardado na gaveta. Trata-se de uma continuidade do que eles assistiram no teatro: sementinhas para serem plantadas onde eles bem quiserem ou uma sementinha que eles plantaram na Oficina e irão cuidar até nascer. E depois, claro, vão cuidar para que a plantinha dure bastante.

Muito lindo isso, não é verdade?

Então vamos torcer e lutar para que muitas outras crianças também tenham a oportunidade de assistir e participar deste enriquecedor espetáculo!

E até a próxima, se Papai do Céu permitir!

____

::: Para ver mais fotos das apresentações realizadas dia 30 de Outubro de 2013 no Centro Cultural Würth, clique AQUI.

::: CIAVIP Cultural no Facebook: www.facebook.com/CiavipCultural

::: AGENDAMENTO: 11 3453-1677 | 11 9 6540-9484 | 11 9 6686-7046 – Tratar com: Maria Ada Silva

____

2013_10_30_PA_Wurth13Páginas de Aventura

Ficha Técnica:

Texto: Fabrícia Vivas

Direção: Maithê Alves

Técnica de som e luz: Gesilda Mendes

Músicas: Celeste mares

Arranjos: Maestro Macedo

Cenário e Adereços: CIAVIP Ateliê

Figurinos: Helena Jussara

Elenco: Andrea Leitte, Binho Oliveira, Elaine Oliveira, Jô Costa e Renato Alves.

Vendas e Informações: Maria Ada Silva

____

Anúncios

Sobre elaineoliveirarte

actress, singer, dancer, presenter, model and writer. | My blogs: www.elaineoliveirarte.wordpress.com - about theater, culture, poetry, movies, music and more... | www.comoserumbommarido.wordpress.com - about behavior and relationships |
Esse post foi publicado em Crianças, Espetáculo Educativo, Espetáculo Infantil, Espetáculos CIAVIP, Meio Ambiente, Mensagem, Notícias, Páginas de Aventura, Responsabilidade Social, Serviços, Teatro, Teatro nas Escolas e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para * “PÁGINAS DE AVENTURA” NO CENTRO CULTURAL WÜRTH

  1. Pingback: [Atualizações Artísticas] Outubro | Novembro | Dezembro – 2013 | Elaine Oliveira

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe um comentário, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s